segunda-feira, 26 de abril de 2021

Proposta 26/04

 

Olá Famílias!

C:\Users\Compaq\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\bobina-papel_10359_44542_1.png

Vamos brincar com a Bobina de Papel?

Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, inúmeras sensações e emoções como representação, imitação, além de contribuir para o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, social, afetivo e cognitivo.

        O brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, e sim o desenvolvimento de uma forma significativa.

Quando a criança brinca ela está desenvolvendo uma das muitas emoções: A Alegria. Para tanto, disponibilizamos no “KIT 3” uma bobina de papel para a criança brincar livremente (esta é uma brincadeira livre, não estruturada é iniciada geralmente pela criança).

Deixe ela desenrolar a bobina pela casa, garagem, ou enrolar em objetos, deixando a imaginação fluir, vai ser uma bagunça divertida que elas adoram.

Nos envie os registros desse momento de diversão, pode ser fotos, vídeos curtos, ou até mesmo um relato por escrito.


Com carinho professoras N2AB

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Proposta 19/04

 Olá Famílias!

Na Hora do Conto - Monstro das cores, falamos um pouco de algumas emoções básicas como: alegria, tristeza, medo, raiva e calma. E que por vezes, não percebemos que essas emoções  fazem parte das nossas experiências diárias, e que as mesmas desempenham um papel importante na nossa vida em sociedade.

As crianças nos demonstram informações sobre seu estado interno através do choro por exemplo, ou com sorrisos, são algumas das emoções que representam e geralmente são de breve duração, no entanto, são um poderoso meio de comunicação.

Para esta semana vamos trabalhar com o “Kit 2’’ (balão e cartela dos emojis). Através dessa atividade proporcionaremos para a criança estímulos que lhe auxiliarão a compreender e perceber a manifestação dos seus sentimentos em diferentes contextos e situações.

A família irá observar os diferentes tipos de emoções que a criança manifestou durante toda a semana, se esteve mais alegre ou triste, teve momentos de raiva ou medo. Depois de obter essas informações, vocês pais devem encher o balão e grudar a emoção que mais se destacou, fazendo isso poderá deixar a criança interagir com o balão e a família registrar este momento.

Uma dica! Na hora do registro a criança poderá demonstrar a emoção fazendo uma careta de acordo com o emoji grudado no balão.


Com carinho professoras N2AB                

 

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Proposta Remota 12/04

 


Olá Famílias!


Vamos confeccionar garrafas sensoriais?

 

A garrafa sensorial é um brinquedo construído a partir da reutilização de materiais que são encontrados em nossa casa como: lantejoulas, grãos, sementes, cola glitter, purpurinas, garrafas pets, pedrinhas…

A confecção da garrafa auxilia no desenvolvimento da coordenação motora fina, a curiosidade, a concentração e nos traz um dos sentimentos que vimos na história MONSTRO DAS CORES, a CALMA.

É possível tranquilizar a criança em momentos de stress usando apenas uma garrafa pet com água e cola glitter por exemplo. O objeto gera movimento, tem cor ou som e pode ser manuseável.

Então, pedimos às famílias que confeccionam sua garrafa sensorial, envolvendo a criança na produção do material, estimulando a criatividade sobre o objeto que ela está ajudando a fazer. Observação: O material (garrafa pet ou pote) encontra-se na sacola que as famílias retiraram na escola ou, se preferirem usem as garrafas que estiverem em casa.

Compartilhem como foi a experiência em nossas redes sociais, blog, grupo do whats e face da escola.

                                                                       Com carinho professoras N2AB


                                                                                                                    


quinta-feira, 8 de abril de 2021

Evidência Março 2021

 Queridas Famílias!

Ficamos muito felizes em poder compartilhar o retorno das atividades propostas!

Apreciem um pouquinho do que recebemos...


Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação. (BNCC, 2017, p.36)

Agradecemos a parceria e a participação das famílias, estabelecendo e mantendo o vínculo com a escola.
 

 

Brincadeira é alegria, é um direito da criança. O sorriso e a fantasia fazem parte da infância.

                                                                                                                                            ...